sábado, 11 de setembro de 2010

Corinthians 0 x 1 Grêmio


Uma pressão incessante, interminável. No entanto, ineficaz. Apesar de um segundo tempo ofensivo e insinuante, o Corinthians fracassou e perdeu os 100% de aproveitamento como mandante no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, o clube do Parque São Jorge acabou sendo derrotado pelo Grêmio, e, um ex-alvinegro, foi o responsável pelo revés. O meia Douglas, campeão da Copa do Brasil e do Paulista de 2009 pelo Timão, anotou o gol que definiu o duelo: 1 a 0.
O tropeço dentro de casa mantém o Corinthians com 38 pontos na tabela de classificação. Em contrapartida, o Grêmio, depois de conquistar a primeira vitória fora de casa neste Brasileirão, subiu para 26 tentos no torneio. Dessa forma, o clube gaúcho consegue ocupar a parte de cima da tabela, se aproximando do objetivo de brigar por uma vaga à próxima Copa Libertadores da América.
Depois de perder o primeiro confronto dentro de casa, o Corinthians volta a campo na quarta-feira, quando terá uma verdadeira decisão pela frente. A partir das 22 horas (de Brasília), a equipe de Adílson Batista enfrentará o primeiro colocado Fluminense, no estádio do Engenhão. Por outro lado, o Grêmio atua na mesma data, mas às 19h30, quando encara o instável Palmeiras, de Luiz Felipe Scolari, técnico campeão pelo clube gaúcho na Copa Libertadores da América de 1995.
O jogo - A torcida corintiana já encontrou a primeira má notícia antes mesmo de a partida começar. Ronaldo e Roberto Carlos, tratados como dúvidas antes do encontro, acabaram sendo vetados pelo departamento corintiano, visando o confronto da próxima quarta-feira contra o líder Fluminense. Sem o ala esquerdo, a saída de jogo da defesa corintiana ficou prejudicada.
Pelo lado direito, Adílson Batista escalou Moacir, que não entrava em campo desde a eliminação do clube da Copa Libertadores da América. Acusando a falta de ritmo, o lateral direito deu muitos espaços para o ataque esquerdo gremista, que procurou explorar essa deficiência durante a primeira etapa de jogo.
Um dos jogadores que poderia realizar o trabalho de saída de bola no Timão era Ralf. No entanto, logo aos 14 minutos da primeira etapa, o volante, que recebera uma entrada dura do meia Douglas, não suportou as fortes dores e deixou o gramado para a entrada de Boquita. Desconfigurado taticamente, o Corinthians sofreu com a rápida movimentação do meio-campo gremista.
Contudo, a primeira oportunidade de gol acabou sendo do time da casa. Aos 22 minutos, Jucilei achou Elias na entrada da área. O meio-campista arrancou pela direita e arriscou o chute. Victor, bem colocado, fez a defesa com tranquilidade e impediu o primeiro gol corintiano.
Apesar da oportunidade criada, o Corinthians seguia sofrendo com a rápida movimentação gremista, especialmente Douglas, que fez um primeiro tempo inspirado. Aos 28 minutos, o camisa 10 cobrou escanteio e viu a defesa rival afastar o perigo. Na sobra, o lateral direito Gabriel, filho do ídolo alvinegro Wladimir, soltou a bomba e viu Júlio César fazer uma grande defesa.
Melhor durante a etapa inicial, o Grêmio não demorou para abrir o marcador, e justamente com Douglas, que fez sua primeira partida contra o Timão. Aos 33 minutos, o meia driblou com facilidade Paulo André, invadiu a área e chutou firme, no ângulo direito de Júlio César. Em respeito ao clube do Parque São Jorge, o camisa 10 não comemorou o tento.
O gol gremista acordou o Corinthians dentro de campo. Muito bem marcado por Adílson e Ferdinando, Bruno César passou a criar as melhores oportunidades alvinegras. Aos 38, o meia cobrou falta com categoria e viu a bola passar rente à trave esquerda de Victor. Nos acréscimos, o camisa 10 soltou a bomba e novamente testemunhou seu arremate passar perto do poste canhoto do goleiro adversário.
Adílson Batista modificou o estilo de jogo corintiano. Logo no intervalo, o treinador promoveu a entrada de Danilo na vaga de Moacir. Mais ofensivo, o clube do Parque São Jorge dominou completamente as ações da segunda etapa. Aos nove minutos, o próprio meia criou uma grande oportunidade. Após chute de direita, Victor espalmou e evitou o empate.
E o goleiro gremista se tornaria um dos principais jogadores dentro de campo aos 14 minutos. Bruno César recebeu dentro da área e foi derrubado por Vílson, que recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o confronto. Na cobrança, Iarley bateu muito mal e permitiu ao camisa 1 se consagrar no estádio do Pacaembu.
A pressão corintiana acabou sendo intensa durante toda a etapa complementar. Com Defederico na vaga do capitão William, o alvinegro ocupou durante todo o tempo o campo ofensivo adversário, mas pecou nas finalizações. Sem a mesma criatividade dos últimos confrontos, o Timão teve que amargar a primeira derrota, em mais uma noite de Pacaembu lotado.
FICHA TÉCNICA CORINTHIANS 0 x 1 GRÊMIO
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP) Data: 11 de setembro de 2010, sábado Horário: 18h30 (de Brasília) Público: 33.240 Renda: R$ 966.465,00 Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL) Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo (AL) e Guilherme Dias Camilo (MG) Cartões Amarelos: Boquita (Corinthians); Ferdinando, Rafael Marques, Victor, Vilson e Borges (Grêmio) Cartão Vermelho: Vilson (Grêmio)
Gols: GRÊMIO: Douglas, aos 33 minutos do primeiro tempo
CORINTHIANS: Júlio César; Moacir (Danilo), Paulo André, William (Defederico) e Leandro Castán; Ralf (Boquita), Jucilei, Elias e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley Técnico: Adílson Batista
GRÊMIO: Victor; Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Adílson, Ferdinando, Souza e Douglas (Paulão); Jonas (Roberson) e Borges (Lúcio) Técnico: Renato Gaúcho

Fonte: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário