sábado, 4 de setembro de 2010

Corinthians 5 x 1 Goias

 . Foto: Ivan Pacheco/Terra
Jogadores corintianos comemoram triunfo com goleada no Pacaembu
Foto: Ivan Pacheco/Terra

Em seu primeiro jogo após completar 100 anos, o Corinthians deu um grande motivo para seus torcedores continuarem em festa: a equipe alvinegra goleou o Goiás por 5 a 1 no Pacaembu, na noite deste sábado, e colou no Fluminense, líder do Campeonato Brasileiro.
Iarley, duas vezes, Bruno César, Jorge Henrique e Boquita marcaram para o time do técnico Adilson Batista, que chega a 37 pontos, um a menos que os cariocas, que têm dois jogos a mais e encaram o Guarani neste domingo, fora de casa. Já o Goiás, que balançou as redes com Júnior, permanece com apenas 13 tentos, na lanterna do torneio nacional.
Com o Pacaembu recebendo um grande público (cerca de 35 mil torcedores) e ainda respirando a festa de aniversário do clube alvinegro, o Corinthians tentou pressionar no início, mas levou um banho de água fria logo aos 6min. O experiente lateral Júnior, pentacampeão com a Seleção Brasileira, avançou pela esquerda, invadiu a área e acertou o ângulo esquerdo de Júlio César para abrir o placar.
A partir daí, foi jogo de um time só. Os goianos, que agora não vencem há 12 jogos, se fecharam na defesa e foram alvos de um bombardeio corintiano. Aos 19min, Iarley soltou uma bomba e acertou a trave de Harlei, que ainda salvaria os visitantes defendendo duas cobranças de falta de Bruno César.
Quando o goleiro não apareceu, a trave novamente foi aliada do time alviverde - Jorge Henrique, de peito, por pouco não marcou um golaço. Em seguida, Roberto Carlos, de falta, quase acertou o canto esquerdo da meta goiana. O sufoco alvinegro aumentou a partir dos 37min: Amaral, que já tinha amarelo, fez falta dura em Jorge Henrique e foi expulso.
Jorginho, então, decidiu mexer na equipe, sacando o atacante Felipe e colocando o volante Rithelly na tentativa de refazer o setor defensivo. Logo depois, porém, o Corinthians enfim empatou. Jorge Henrique cruzou da esquerda e Bruno César, de cabeça, marcou seu nono gol no campeonato (é o artilheiro isolado) aos 42min. Antes do intervalo, Adilson Batista ainda trocou Paulinho por Defederico.
O Goiás voltou com mais uma modificação (o meia Romerito entrou na vaga do volante Jonilson), mas o panorama do jogo quase não mudou. Os anfitriões sufocavam e só eram ameaçados em esporádicos contra-ataques. Restou a Harlei a missão de seguir salvando os visitantes, com duas defesas fantásticas, em tentativas de Paulo André e Iarley.
A virada parecia questão de tempo. E veio aos 10min. Bruno César deu grande passe para Iarley, que driblou o goleiro e estufou as redes. Pouco depois, aos 15min, Leandro Castan cabeceou firme, Harlei defendeu e Jorge Henrique, no rebote, ampliou a vantagem. Foi só aí que o Corinthians reduziu o ritmo, passando a valorizar mais a posse de bola sob gritos de "olé" das arquibancadas.
Mas ainda deu tempo para mais dois. Romerito derrubou Bruno César na área e o árbitro marcou pênalti duvidoso, convertido por Iarley aos 29min. Mais nove minutos e Boquita, que havia entrado pouco antes no lugar de Bruno César, arriscou de longe e viu a bola desviar em Marcão antes de entrar.
Após mais uma vitória no Pacaembu, o Corinthians terá na próxima rodada mais uma chance de embalar fora de casa. Na noite de quarta-feira, a equipe alvinegra desafia o Atlético-PR na Arena da Baixada. No mesmo dia, o Goiás recebe o Guarani no Serra Dourada.
FICHA TÉCNICA
Corinthians 5 x 1 Goiás
Gols
Corinthians:
Bruno César, aos 42min do primeiro tempo. Iarley, aos 10min e aos 29min, Jorge Henrique, aos 15min, e Boquita, aos 38min do segundo tempo
Goiás:
Júnior, aos 6min do primeiro tempo
Ponto Forte do Corinthians
Encurralou o Goiás, mantendo a posse de bola e criando diversas oportunidades de gol
Ponto Forte do Goiás
Marcou forte nos primeiros dez minutos, chegando a abrir o placar
Ponto Fraco do Corinthians
A defesa reserva corintiana (Paulo André e Leandro Castan) vacilou em alguns momentos na marcação
Ponto Fraco do Goiás
Recuou demais após sair na frente e levou um bombardeio; depois, com um a menos, não teve forças para reagir
Personagem do jogo
Iarley, que acertou trave, exigiu defesas de Harlei e marcou duas vezes
Lance polêmico
Pênalti de Romerito sobre Bruno César, que resultou no quarto gol corintiano
Esquema Tático do Corinthians
4-4-2
Júlio César; Alessandro, Leandro Castan, Paulo André e Roberto Carlos (Danilo); Ralf, Jucilei, Paulinho (Defederico) e Bruno César (Boquita); Jorge Henrique e Iarley; técnico Adilson Batista
Esquema Tático do Goiás
4-4-2
Harlei; Valmir Lucas, Rafael Tolói e Marcão; Douglas, Jonilson (Romerito), Amaral, Bernardo (Wellington Monteiro) e Júnior; Felipe (Rithelly) e Rafael Moura; técnico Jorginho
Cartões Amarelos
Corinthians: Jorge Henrique, Paulinho, Defederico, Ralf e Roberto Carlos
Goiás: Júnior, Amaral, Douglas, Rafael Tolói, Valmir Lucas e Romerito
Cartão Vermelho
Goiás: Amaral
Árbitro
Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Local
Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário