domingo, 19 de dezembro de 2010

2010 "Pagou" pra ver

Time caro, ingresso caro e terminou-se o ano sem nenhum título. O resumo do ano não deveria ser esse. O time teve o segundo melhor aproveitamento de pontos da década( poderíamos até considerar o primeiro, já que em 2008 jogamos a série B em 55% dos jogos do ano), portanto não houve negligencia, houve sim uma grande ineficiência técnica em transformar vitórias em títulos.

O que houve foi um time que conquistou excelentes resultados, porém colocou tudo a perder em apenas um mês, outubro. Este mês foi trágico, irreconhecível. Adilson fez o time desandar e os reservas acompanharam o maestro.

O investimento foi alto, se comparássemos os resultados pontuais do ano com o de uma empresa, poderia dizer o ano foi excelente, porém não conseguimos a liderança de mercado. Como se trata de futebol: Fomos os fracassados, o planejamento não deu certo. Mas não é bem assim...

Os últimos três anos do Corinthians foram de aquisição de respeito aos adversários. Passamos maus bocados em quase todos os anos desta década, sendo 2002 e 2005 momentos pontuais. Os jogos que perdemos nas temporadas 2008, 2009 e 2010 somados são 45, média de derrotas que tínhamos a cada dois anos somados, ou seja, perdemos 31% a menos que nos outros sete anos da década. Os últimos anos foram decisivos para recolocar o Corinthians em uma nova etapa e não apenas, como antes, que era feito um time que ganhava e os vendíamos. Qual time do Brasil conseguiu manter a base do time por três anos? Alessandro, Chicão, William, Elias e Dentinho estão efetivamente no time titular desde 2007.

  



Creio que estamos maturados e podemos dar um longo passo em 2011, principalmente se não for apenas discutido o motivo das derrotas e sim, os exemplos de vitórias. O Reforço do elenco será fundamental para o próximo ano, se acertamos neste primeiro momento e Tite fizer um bom trabalho ninguém segurará o timão. 

@bieltorres

Nenhum comentário:

Postar um comentário