sábado, 14 de maio de 2011

A Eficiência versus a Eficácia


Em se tratando de futebol, com uma ajudinha de mentores das teorias da administração com estudos sobre a produtividade. Bem, Quem seria o Santos nestes dois? A Eficiencia é claro. Conceituando a eficiência, trata-se de como fazer, não do que fazer. O Santos joga bonito, mas não teve uma boa campanha no Paulistão, com a mudança de técnico isso mudou bastante, tornando a equipe mais eficiente. Jogar bonito sem eficácia não vale nada, já que não chegará a vitória. 

Vamos ao Corinthians. Eficácia se entende como o que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. o Corinthians é eficaz? Ao que se propõe, sim. Nosso técnico busca resultados limitados e sua eficácia é alcançada. Buscou a classificação, conseguiu com resultados limitados, mas eficazes. Nas quartas e nas semis fomos eficazes, quase que raramente eficientes. 

O Santos consegue ser eficiente (como joga) e busca a eficácia com as habilidades eficazes de Muricy(joga e vence). O Corinthians tem sido muitas vezes eficaz (joga e o empate torna-se vitória) com o nosso equilibrado Tite, mas não tem mostrado eficiência (como joga) em sua trajetória.
Para fins lúdicos e para exemplificar, podemos dizer que a eficiência é jogar bonito, golear os jogos e não ser campeão, eficácia e ir pra final aos trancos e empates e ganhar a final nos pênaltis.

Quem vencerá? A eficiência dos Santos ou a eficácia do Timão?

Vai Timão!!! Vai ser Campeão!

@bieltorres

Nenhum comentário:

Postar um comentário