terça-feira, 21 de setembro de 2010

UM LÍDER SOB NOVA DIREÇÃO

.
No último sábado (18), o Corinthians, com sete desfalques, bateu o lanterna Grêmio Prudente, também desfalcado, por 3 a 0, no Pacaembu, e reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. Iarley, Jorge Henrique e Elias marcaram para o Timão. A equipe do técnico Adilson Batista, agora com 44 pontos, ultrapassou o Fluminense também no saldo de gols: 18 contra 16 do vice-líder.
.
Sempre valorizando a posse de bola, com envolvente troca de passes, o Corinthians de Adílson joga para frente e para vencer, diferente do que apresentava na época de Mano Menezes. Mesmo com a herança do antecessor e com a falta de elenco, Adílson Batista mostra um bom trabalho e, dentro das possibilidades, faz a equipe jogar o melhor futebol. Alguns jogadores do elenco, como Jorge Henrique, Jucilei e Bruno César, já comemoraram publicamente o fato de agora, sob nova direção, terem mais liberdade para atuar. Os números comparativos já apontam a mudança de postura no  Timão.
.
No Brasileirão 2010, após 22 jogos, 11 de cada treinador:
.
• Mano Menezes fez 24 pontos nos 11 primeiros jogos com o elenco que montou. Sem considerar que o adversários estavam envolvidos com Libertadores e Copa do Brasil, casos claros de Grêmio, Santos e Internacional, o Corinthians teve um começo avassalador e depois naturalmente caiu de rendimento. Foram 7 vitórias, 3 empates e 1 derrota; 20 gols pró e 12 gols contra. Os números mostram que as campanhas do Mano são marcadas por boas arrancadas, exceção feita ao Brasileiro de 2009, e seguidas por acentuadas quedas.
..
A 11ª rodada, que marca 72,72%, foi a última partida sob o comando de Mano Menezes:
.
• Adílson Batista fez 20 pontos em seus 11 primeiros jogos ao assumir um elenco que não montou e com a competição em andamento, sem ter aproveitado a pausa para a Copa e sem encontrar adversários com foco em outras competições ou na reta final de torneios importantes. Aqui foram 6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas; 20 gols pró e 10 contra. O ponto positivo é a tendência à ascensão. Para frente, como o futebol do time.
.
As linhas laranjas indicam a tendência de queda ou ascensão da equipe sob o comando de cada um dos treinadores a partir de seus próprios resultados:
.
.
Números e tendências à parte, é importante destacar que a qualidade do futebol apresentado sob o comando de Adílson Batista é superior. Isso durante um período da tabela considerado por muitos o de jogos mais complicados. E, em que pese o longo caminho a ser percorrido, o desenvolvimento de jogo evoluiu consideravelmente. Pode-se dizer que o Corinthians já não está estagnado assistindo a uma queda de rendimento como em outras oportunidades, iludido por um início de campanha irreal, que muitas vezes custou caro depois.
.
Que a ascensão continue e pra cima do San7os, Timão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário